Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Kim Kardashian alerta para o 'desafio da Momo'

No YouTube, crianças estariam sendo induzidas a se mutilarem e até a se matarem


postado em 28/02/2019 09:45 / atualizado em 28/02/2019 10:14

Kim Kardashian usou o Instagram para denunciar o desafio da Momo que estaria levando as crianças a se mutilarem e até a se matarem(foto: Instagram/kimkardashian/Reprodução)
Kim Kardashian usou o Instagram para denunciar o desafio da Momo que estaria levando as crianças a se mutilarem e até a se matarem (foto: Instagram/kimkardashian/Reprodução)

A empresária e socialite americana Kim Kardashian West, de 38 anos, reacendeu a discussão acerca da lenda urbana japonesa conhecida como "Momo". Originalmente chamada de Ubume, a figura fantasmagórica representada por uma mulher de cabelos pretos longos e olhos saltados para fora, além de causar medo, está sendo usada para induzir crianças ao suicídio, segundo Kardashian denunciou em imagem divulgada em seu Stories, do Instagram, na última quarta, dia 27 de fevereiro.

A "Momo", que na verdade se utiliza da imagem de uma escultura da Ubume criada pelo artista japonês Keisuke Aisawa, especializado em efeitos especiais, ficou mundialmente conhecida em meados de 2018, quando surgiu na internet um desafio no qual a pessoa deveria entrar em contato com o suposto "fantasma" pelo WhatsApp. Na época, o problema com essa "brincadeira" era o envio de informações pessoais à conta que se passava pela "Momo". Agora, como alerta Kim Kardashian, existem vídeos da figura assombrosa no YouTube com desafios voltados para as crianças e que as forçam a cometer autoflagelo e até mesmo suicídio.

"Pais, por favor, fiquem atentos e tenham cuidado com o que seus filhos assistem no YouTube e no YouTube Kids [versão infantil]. Existe uma coisa chamada 'Momo' que está instruindo as crianças a se matarem, a ligar o fogão enquanto todos estão dormindo e até ameaçando de morte os pequenos caso eles contem para os pais", diz trecho da mensagem criada pela usuária Amyre Shonny e compartilhada pela estrela da série Keeping Up With The Kardashians, exibida pelo canal E!, da TV paga.

Num vídeo supostamente compartilhado no YouTube, a figura da Momo aparece de forma repentina e pede para as crianças se mutilarem com algo afiado(foto: YouTube/RetroFeed/Reprodução)
Num vídeo supostamente compartilhado no YouTube, a figura da Momo aparece de forma repentina e pede para as crianças se mutilarem com algo afiado (foto: YouTube/RetroFeed/Reprodução)

Além de denunciar o desafio perigoso, Kim também fez questão de pedir que o YouTube tomasse providência em relação aos vídeos da Momo que estariam hospedados em sua plataforma. "@kimkardashian, obrigado! Nós levamos essas de núncias muito a sério", diz uma mensagem do YouTube compartilhada no Instagram na última quarta (27), em resposta à socialite, que é mãe de três crianças pequenas, frutos do casamento com o rapper Kanye West, de 41 anos: North West, de 5 anos; de Saint West, de 3; e de Chicago West, de apenas 1 ano.

Existe um vídeo publicado no YouTube na última quarta (27) pelo canal RetroFeed que seria um exemplo de como o "desafio" da Momo é inserido dentro de um conteúdo supostamente inofensivo e voltado para o público infantil. A gravação começa com uma criança testando um brinquedo, mas, de repente, surge uma imagem da figura assustadora da Momo, perguntando se a criança fez o que ela pediu da última vez. "Eu preciso de um outro favor. Não se preocupe crianças. É bem fácil! Procure uma ferramenta bem afiada. Seu pai deve ter uma na garagem ou procure na gaveta de talheres na cozinha da mamãe. Depois de achar a ferramenta, a segure de forma firme e pressione a lâmina contra seu pulso, deste jeito. Você tem que ser corajoso para a Momo. Se fizer certo, comeraçá a sair algo vermelho", diz a estranha voz associada à figura no polêmico vídeo.

Confira, abaixo, essa suposta gravação, em inglês, que traz o perigoso "desafio" para as crianças:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade