Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

'Planeta X' está mais perto do que se pensava

Além disso, o 'misterioso' corpo celeste seria uma espécie de 'super Terra'


postado em 27/02/2019 14:50 / atualizado em 27/02/2019 15:06

(foto: Nasa/Divulgação)
(foto: Nasa/Divulgação)

Já ouviu falar no misterioso nono planeta do Sistema Solar, também chamado de X? Agora, cientistas afirmam que ele está localizado a uma distância 1,5 vez menor do que o imaginado e sua estrutura não é gasosa, e sim, uma espécie de "super Terra". A informação foi divulgada pelo portal científico Physics Reports.

"Quando publicamos o nosso primeiro artigo três anos atrás, não tínhamos receio de que seríamos obrigados a trabalhar arduamente para encontrá-lo [planeta]. Nós receávamos outra coisa: que existisse uma explicação mais simples para as anomalias", comenta o pesquisador Konstantin Batygin, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, citado pelo portal.

No início de 2016, os astrônomos Michael Brown e Konstantin Batygin declararam ter conseguido calcular a localização do "Planeta X", que seria o nono do Sistema Solar, localizado a 41 bilhões de km do Sol e que pesaria 10 vezes mais do que a Terra. O misterioso planeta teria um movimento de translação de 14 mil anos.

Até hoje não há informações concretas sobre a existência e localização exata desse suposto planeta, além de anomalias nos planetas anões no Cinturão de Kuiper que seriam causadas por ele.

Nas análises recentes, os cientistas afirmam que o misterioso planeta deve estar a uma distância de 400 a 500 unidades astronômicas do Sol, o que é 1,5 vezes menor do que se imaginava até então. Entretanto, sua massa seria cinco vezes maior do que a da Terra, o que está bem abaixo do previsto por Batygin e Brown.

Segundo os planetólogos, isso se deve ao fato de que em 2016 não se conhecia a existência de objetos com órbitas cujo semieixo fosse maior do que 250 unidades astronômicas. Porém, recentemente, foram encontrados 14 corpos celestes que alteraram significativamente a compreensão sobre a "arquitetura" dos arredores do Sistema Solar.

Quase todas as órbitas dos planetas mais distantes, segundo Konstantin Batygin, seriam instáveis se o movimento não fosse "dirigido" pelo "Planeta X", com uma massa calibrada e localizado numa região concreta do espaço.

"Isso significaria que o nono mundo do Sistema Solar seria mais difícil de encontrar? É paradoxal, mas é tudo ao contrário, a distância menor compensa a diminuição de tamanho. Como resultado, o 'Planeta X' seria mais brilhante do que pensamos, e seria possível encontrá-lo com ajuda do Subaru [do Observatório Astronômico Nacional do Japão, no Havaí] e de outros telescópios modernos", afirma Batygin ao Physics Reports.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade