Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Depois da Momo, surge nova 'lenda urbana' na internet

Desta vez, suposto espírito é chamado de Ayuwoki


postado em 13/03/2019 09:22 / atualizado em 13/03/2019 09:28

Um robô fantasmagórico baseado no Michael Jackson está sendo associado a uma nova lenda urbana que circula nas redes sociais(foto: YouTube/thomasrengstorff/Reprodução)
Um robô fantasmagórico baseado no Michael Jackson está sendo associado a uma nova lenda urbana que circula nas redes sociais (foto: YouTube/thomasrengstorff/Reprodução)

Em meados de 2018, uma lenda urbana japonesa acabou viralizando na internet em todo o mundo. Trata-se da "Momo", um suposto espírito com o qual se podia entrar em contato por meio do aplicativo WhatsApp. A figura virtual, de aparência macabra, foi baseada numa escultura chamada Ubume, criada pelo artista japonês Keisuke Aisawa, especializado em efeitos especiais. De acordo com relatos que circularam pelas redes sociais à época, a Momo seria capaz de hipnotizar as pessoas por meio da troca de mensagens no famoso app, levando os usuários até mesmo a cometer suicídio.

No fim das contas, descobriu-se que o suposto fantasma do WhatsApp nada mais era que uma brincadeira realizada por usuários localizados nos Estados Unidos, México e Japão. Inclusive, especialistas em segurança digital chegaram a alertar que a "brincadeira" da Momo seria uma tentativa de golpe por meio do aplicativo, com a intenção de obter ilegalmente dados pessoais de quem entrava em contato com o suposto "espírito".

Agora, outra lenda começou a fazer sucesso nas redes sociais. Desta vez, a figura macabra é masculina e recebeu o nome de Ayuwoki. Assim como a Momo, o suposto espírito é baseado num boneco, neste caso, num robô bizarro do cantor Michael Jackson, chamado My Ghoul Jackson – que apareceu pela primeira vez em 2009, no YouTube, por meio de um vídeo publicado pelo usuário identificado como Thomasrengstorff.

De acordo com a edição chilena do jornal Metro, a nova lenda dá conta de que o suposto fantasma surge sempre às 3h da madrugada, normalmente na sala da casa, para assustar quem ainda não está dormindo. Para causar ainda mais espanto nas pessoas, o Ayuwoki, supostamente, reproduz o famoso grito "hee hee" que era uma das marcas registradas de Michael Jackson.

Ainda segundo o periódico, a história chegou até a virar caso de polícia no México. O departamento de crimes virtuais do estado de Baixa Califórnia do Sul emitiu um alerta nas redes sociais para que os pais de crianças e adolescentes fiquem atentos ao comportamento dos filhos, verificando se eles estão buscando informações sobre o suposto fantasma na web, uma vez que a brincadeira pode ser usada por golpistas virtuais.

Para quem não sabe, o nome Ayuwoki do suposto fantasma seria baseado no erro de interpretação do refrão da célrebe música Smooth Criminal, do "Rei do Pop", que diz em inglês "Annie, are you okay?" (Você está bem, Annie?, em tradução livre).

Abaixo, confira o vídeo que pode ter dado origem a mais uam lenda virtual:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade