Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Arqueólogo diz ter encontrado o Jardim do Éden

O famoso Paraíso da Bíblia ficaria na atual Turquia


postado em 10/04/2019 09:20 / atualizado em 10/04/2019 09:32

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Para aqueles que conhecem o primeiro livro da Bíblia, intitulado Gênesis, baseado no texto Bereshit, da Torá dos judeus, sabe que Deus criou o homem e a mulher e os colocou no chamado Jardim do Éden, um lugar paradisíaco que possuía todos os recursos necessários pra a subsistência dos primeiros humanos. Porém, até hoje ainda há dúvidas sobre a localização real desse jardim. Enquanto alguns estudiosos acreditam que tenha existido na Mesopotâmia, onde atualmente temos o Iraque e o Kuwait, um arqueólogo alemão acredita ter descoberto a tumba de Adão, o primeiro homem e marido de Eva, o que pode estar relacionado ao verdadeiro local do Éden bíblico.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico Daily Express, com base nas descrições presentes no Gênesis, que faz referência aos rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, chegaram até uma área conhecida como Gobekli Tepe, no topo de uma colina no sudeste da Turquia, onde encontraram um templo, que foi descrito no documentário A História de Deus com Morgan Freeman, da emissora americana National Geographic, como sendo a "localização bíblica do Éden".

"Nós realizamos uma análise por radiocarbono e recebemos como resultado a datação de 9,4 mil anos atrás", comenta o arqueólogo Lee Clare, da Universidade de Colônia, citado no documentário.
Segundo ele, foram achados no local dois pilares centrais que sustentavam o centro de um edifício oval. Na parede adjacente, em intervalos regulares, estão dispostos pilares menores em forma de "T".

O arqueólogo diz ainda que existem duas estátuas no suposto templo, que podem ser representações "de duas pessoas ou dos primeiros deuses venerados na época".

As ruínas de um templo, descobertas no sudeste da Turquia, podem representar a localização do Jardin do Éden, diz o arqueólogo Lee Clare(foto: National Geographic/Reprodução)
As ruínas de um templo, descobertas no sudeste da Turquia, podem representar a localização do Jardin do Éden, diz o arqueólogo Lee Clare (foto: National Geographic/Reprodução)

"Bem, a versão da história relatada no final do Livro de Gênesis parece localizar o Jardim do Éden em algum lugar da Mesopotâmia. Mas, acredito que Adão tenha tido uma conexão muito especial com Jerusalém", comenta a arqueóloga Jodi Magness no mesmo documentário exibido pela National Geographic. "O Jardim do Éden, ou Paraíso, se transformou numa metáfora para a presença de Deus. Nos tempos do judaísmo e de Jesus, a presença de Deus estava num templo. Portanto, naquele tempo, Jerusalém foi citado como o Éden", completa a cientista da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Ela acredita ainda que Jesus pode ter sido crucificado no mesmo local em que Adão fora enterrado.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade