Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Rosto de Jesus é descoberto em ruína de Israel

A imagem é bem diferente da concepção cristã


postado em 14/11/2018 10:49 / atualizado em 14/11/2018 11:14

O rosto de Jesus encontrado numa antiga igreja em Israel é bem diferente da imagem do messias difundida no mundo ocidental(foto: Twitter/TavistockReeves/Reprodução)
O rosto de Jesus encontrado numa antiga igreja em Israel é bem diferente da imagem do messias difundida no mundo ocidental (foto: Twitter/TavistockReeves/Reprodução)

Arqueólogos israelenses descobriram um antigo retrato de Jesus Cristo, muito diferente da concepção cristã tradicional, na parede das ruínas de uma igreja da aldeia bizantina de Shivta, no sudoeste do país. A informação foi divulgada no site da revista Antiquity, especializada em arqueologia.

A imagem até então desconhecida mostra o rosto de um jovem sem barba, com cabelo encaracolado e feição e nariz alongados, enquanto a ideia que se tem do filho de Deus para os cristãos é de um homem judeu barbado e com os cabelos longos. A obra recém descoberta estava inserida numa grande parede, ao lado do desenho de outro rosto, que possui uma auréola.

A idade exata da pintura ainda é desconhecida, embora Shivta tenha sido fundada no século II. Historiadores supõem que a imagem tenha ao menos 1,5 mil anos. Outra pintura de Jesus foi encontrada nas mesmas ruínas, anos antes, simbolizava a transfiguração, mas não apresentava a face do messias cristão.

Segundo a revista Antiquity, a iconografia de Jesus Cristo era amplamente usada no Egito e em Levante – uma grande área do Oriente Médio que incluía a Síria e Palestina –, mas acabou desaparecendo com a ampliação do Império Bizantino. Sabe-se que, no início do século VI, autores religiosos discutiram a aparência do filho de Maria e José. O retrato encontrado, provavelmente, remonta a esses tempos.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade