Publicidade

Estado de Minas PALEONTOLOGIA

Descoberta no Peru uma baleia que andava na terra

O animal de milhões de anos era quadrúpede


postado em 05/04/2019 11:28 / atualizado em 05/04/2019 11:39

(foto: Alberto Gennari/CellPress/Divulgação)
(foto: Alberto Gennari/CellPress/Divulgação)

Paleontólogos encontraram no Peru fósseis de uma baleia quadrúpede que viveu em meados do período Eoceno – cerca de 42,6 milhões de anos atrás. Os achador foram publciados na revista científica Current Biology na últiam quinta, dia 4 de abril.

Partes fossilizadas da antiga baleia foram encontradas na costa sul do Peru. O animal era capaz de se locomover debaixo d'água e também na superfície da Terra. Segundo o estudo, esta é a primeira prova da existência de baleia quadrúpede em todo o oceano Pacífico.
"Peregocetus pacificus é uma nova Protocetidae [família de cetáceos] descoberta em depósitos marinhos de meados do Eoceno da costa peruana, correspondendo ao primeiro registro indiscutível de baleias quadrúpedes do oceano Pacífico e do Hemisfério Sul", diz trecho do artigo recém publicado. Ainda conforme os cientistas, as mandíbulas e grande parte do esqueleto pós-craniano estavam bem preservados e demonstram que essa baleia quadrúpede tinha vértebras únicas na cauda, parecidas com as dos castores e lontras, o que favorece bastante na hora de nadar.

As proporções dos membros dianteiros e traseiros do animal recém-descoberto são aproximadamente as mesmas das baleias desse tipo encontradas na Índia e no Paquistão.

Além disso, como mostra o estudo, a pélvis, firmemente ligada ao sacro (osso da bacia), os ligamentos do fêmur e os pequenos cascos, similares a dedos nos pés e nas mãos, indicam que a baleia encontrada no Peru era capaz de ficar de pé e até mesmo caminhar.

De acordo com pesquisadores, a descoberta demonstra que as primeiras baleias quadrúpedes atravessaram o Atlântico Sul.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade