Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Lua está perdendo água para o espaço, diz Nasa

Recurso hídrico é 'liberado' devido aos impactos de meteoros


postado em 16/04/2019 12:52 / atualizado em 16/04/2019 12:53

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Quem olha a Lua logo imagina um terreno árido e sem qualquer condição de abrigar vida, certo? Segundo um estudo publicado na última segunda, dia 15 de abril, na revista científica Nature Geoscience, o satélite natural da Terra perde água para o espaço toda vez que é atingida por um meteoro. Segundo os especialistas, Isso significa que o recurso hídrico não está muito abaixo da superfície lunar como poderia se supor. A informação foi divulgada pelo portal americano Astronomy.

A pesquisa, liderada pelo cientista planetário Mehdi Benna, do Centro de Vôos Espaciais Goddard, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), usou dados da sonda espacial LADEE (Earth Lunar Atmosphere and Earth Environment), da própria Nasa, que orbitou a Lua de outubro de 2013 a abril de 2014.

Conforme o Astronomy, após as análises dos dados da LADEE, foi descoberto que jatos de água atingem a fina atmosfera lunar no mesmo instante em que nosso satélite natural é atingido por meteoritos. A ideia de que a Lua libera água quando é atingida por objetos espaciais surgiu pela primeira vez quando a espaçonave indiana Chandrayaan-1 enviou uma sonda para a superfície lunar. Ao aterrissar, o equipamento levantou muita poeira e, ao mesmo tempo, uma quantidade surpreendente de água.

Foram registrados 33 episódios de perda de recurso hídrico na LADEE. Com base no tamanho da chuva de meteoros e na quantidade de água liberada, os cientistas conseguiram calcular que cerca de três cm da camada superior do solo da Lua estão secos, principalmente por serem "cozidos" durante os dias quentes. Mas logo abaixo dessa fina camada de terra lunar, existe uma coberta bastante uniforme que consegue guardar a água.

Isso não quer dizer que a Lua está cheia do precioso líquido logo abaixo de sua superfície, alerta o portal científico. Ela ainda é um ambiente muito árido. Grande parte da água "escavada" pelos meteoros é perdida para o espaço, o que significa que nosso satélite está perdendo todo o recurso hídrico que ainda tem.

De qualquer forma, os cientistas celebram o fato de que mesmo com 4,5 bilhões de anos, nossa Lua ainda tem água para "perder", o que pode favorecer possíveis assentamentos lunares – algo que a Nasa está "de olho" num futuro próximo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade