Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2019 | Carlos Melles

Empresário assumiu a presidência do Sebrae Nacional com a missão de investir em novas práticas de gestão, incrementar o faturamento e incentivar a exportação das micro e pequenas empresas


postado em 15/01/2020 16:56 / atualizado em 17/01/2020 16:01

Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional:
Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional: "O ser humano deve buscar o aprimoramento da gestão. Isso vale da dona de casa aos empresários e faz a pessoa feliz" (foto: Charles Damasceno/Divulgação)
As grandes paixões do empresário e presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Carlos do Carmo Melles, são a lavoura de café e a política - isso sem falar dos seis netos. Ao assumir a presidência da entidade, em abril de 2019, em eleição por  aclamação, na qual recebeu o apoio de todos os 15 membros votantes, ele se transformou no típico homem certo no lugar certo. Ele tem plena convicção de que o desenvolvimento do país passa pelo sucesso das micro e pequenas empresas. "Elas ajudam a gerar emprego e distribuir renda", afirma.

> Leia mais: Saiba quem foram os mineiros que se destacaram em 2019, eleitos pela revista Encontro

Perfil:

Carlos do Carmo Andrade Melles: 72 anos
  • Nasceu em São Sebastião do Paraíso (MG)

  • Casado, três filhos e seis netos

  • Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla)

  • Presidente do Sebrae Nacional. Foi deputado federal por seis legislaturas consecutivas entre 1995 e 2018, pelo PFL e DEM. Foi ministro do Turismo entre 2000 e 2002, relator do Orçamento Geral da União e secretário de Transportes e Obras de Minas Gerais
Ex-ministro e deputado federal por seis legislaturas consecutivas, Carlos Melles é produtor de café desde a adolescência, na fazenda da família, Diamantina de Santo Antônio, em São Sebastião do Paraíso (MG), onde nasceu. Lá produz com quatro irmãos o café especial Diamantina, que já recebeu diversas certificações nacionais e internacionais. Ele dedicou grande parte da vida a pesquisas de café, com atuação profissional na Epamig, Embrapa e em outros organismos do Brasil e do exterior. Entrou para a política justamente com a ideia de defender o setor agropecuário e a produção cafeeira. "O Brasil modernizou-se por meio do café, que era chamado de ouro verde. É um produto de grande importância econômica e social", diz.

Como deputado, teve histórico de luta pelas causas do agronegócio, do cooperativismo e das micro e pequenas empresas.  Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão Especial da Microempresa, que aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (2006). Foi também relator do projeto Microempreendedor Individual (MEI) e da Empresa Simples de Crédito, em 2018.

À frente do Sebrae, Carlos Melles quer investir em novas práticas de gestão, buscar mecanismos de incremento de faturamento das empresas e incentivar a exportação. As 15,5 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras representam hoje 98,5% dos negócios do país. Elas respondem por 54% dos empregos e 27% do PIB. A grande diferença entre as micro e pequenas empresas no Brasil e no resto do mundo é o faturamento. "Aqui, faturamos a metade do valor de outros países. Ou seja, temos espaço de crescimento formidável", afirma. Aumentar as exportações é outro desafio de Carlos Melles. "É uma área que podemos expandir muito", diz.

Ele quer trabalhar fortemente três pilares: fortalecimento da educação e da cultura empreendedora; melhoria do ambiente legal e desburocratização dos processos; e incentivo à gestão inovadora e sustentável nos pequenos negócios, com apoio a novas metodologias financeiras e de qualidade. "O ser humano deve buscar o aprimoramento da gestão. Isso vale da dona de casa aos empresários e faz a pessoa feliz", diz. "Quem sabe administrar bem, tem sucesso em todas as partes da vida." O bom gestor - esteja ele onde estiver - racionaliza, qualifica e aumenta a produtividade em todas as áreas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade