Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2019 | Major Karla

Primeira comandante de helicóptero dos Bombeiros do Brasil, ela se tornou símbolo da solidariedade e coragem com as quais militares e voluntários enfrentaram a tragédia de Brumadinho


postado em 16/01/2020 14:04 / atualizado em 17/01/2020 15:26

Major Karla Lessa, piloto do Corpo de Bombeiros que atuou na tragédia de Brumadinho:
Major Karla Lessa, piloto do Corpo de Bombeiros que atuou na tragédia de Brumadinho: "Naquele momento de tanta angústia, a gente pôde perceber a preocupação com o outro. Pessoas do Brasil inteiro estiveram dispostas a ajudar, a se doar para aliviar um pouco a dor do próximo" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Cabelo preso em trança alta, macacão laranja, andando a passos firmes em direção a um helicóptero enorme, vermelho e amarelo. Essa é major Karla Lessa em serviço, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, na região da Pampulha, instantes antes de entrar no arcanjo e seguir rumo ao horizonte para os chamados do dia. Não há muito tédio envolvido em seu trabalho como piloto. Há estresse, correria, episódios de tristeza. E outros muito gratificantes. No dia em que estava marcada a entrevista para este especial, por exemplo, não houve tempo para o papo, já que a major foi convocada, logo na hora, para uma missão de transporte de órgãos em Ponte Nova, cidade da Zona da Mata mineira. Gentil e sorridente, ela posou para as fotos ("posso ficar apenas enquanto a equipe médica não chega"), remarcou a conversa e marchou, altiva, em direção a uma das aeronaves. Na tarde seguinte, quando pôde dar entrevista, comentou como o dia anterior havia sido gratificante. Conseguiu trazer o coração a tempo e depois procurou saber sobre a cirurgia de transplante. "O médico disse que tinha sido um sucesso. Me mostrou o vídeo do coração batendo", conta, emocionada. "Foi um dia muito corrido, cheguei em casa cansada, mas aliviada."

> Leia mais: Saiba quem foram os mineiros que se destacaram em 2019, eleitos pela revista Encontro

Perfil:

Karla Lessa Alvarenga Leal, 37 anos
  • Nasceu em Belo Horizonte, MG

  • Casada

  • É major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, comandante de helicóptero da Esquadrilha Arcanjo
Certamente, no entanto, o episódio mais marcante do ano para a primeira mulher comandante de helicóptero de bombeiros militares do Brasil aconteceu em 25 de janeiro. Foi quando rompeu a barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, matando 270 pessoas. Major Karla foi a primeira piloto a sobrevoar a região, vendo de cima a proporção do desastre e imaginando, de cara, a quantidade de vidas perdidas. Naquele dia, realizou um salvamento que foi televisionado ao vivo e cujas imagens rodaram o mundo. Ela pilotava o helicóptero que foi ao resgate da estudante Talita Cristina de Souza, na época com 15 anos, uma das sobreviventes da tragédia. Em manobra difícil, a militar manteve a aeronave estável, próxima ao solo, enquanto voluntários e socorristas retiravam a jovem, completamente coberta de rejeitos, do lamaçal. A piloto se tornou símbolo da rede de doação e coragem que tomou conta de Brumadinho após o desastre. Desde então, recebe cartas, mensagens, desenhos de crianças e ligações de pessoas de todo o país, agradecendo por seu serviço e a homenageando. Também recebeu medalhas, comendas, foi homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e convidada a palestrar em várias cidades do país. "Foi um desastre causado pelo homem, mas, de forma controversa, naquele momento de tanta angústia, a gente pôde perceber a preocupação com o outro. Pessoas do Brasil inteiro estiveram dispostas a ajudar, a se doar para aliviar um pouco a dor do próximo", diz.

Major Karla continuou atuando em Brumadinho ao longo do ano. A necessidade de apoio aéreo  diminuiu gradativamente, mas a operação dos bombeiros continua, pois ainda há corpos desaparecidos. Desde o ocorrido, já reencontrou Talita e também sua irmã Alessandra de Souza, outra sobrevivente do desastre que foi transportada de helicóptero para BH. "Ver a recuperação delas é uma sensação de dever cumprido para mim."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade