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Visitamos a nova sede da Itatiaia, na região oeste de BH

Para avançar ainda mais em seu processo de digitalização, a emissora deixa sua antiga sede no Bonfim e se transfere para instalações mais modernas, no Estoril


postado em 26/09/2022 16:37 / atualizado em 27/09/2022 07:52

A diretora de jornalismo, Maria Cláudia Santos (ao centro), com as coordenadoras Jacqueline Moura (à esq.) e Fernanda Rodrigues (à dir.):
A diretora de jornalismo, Maria Cláudia Santos (ao centro), com as coordenadoras Jacqueline Moura (à esq.) e Fernanda Rodrigues (à dir.): "A digitalização e a nova sede trouxeram mais recursos e ferramentas, com as quais podemos produzir para diversas plataformas, mas não nos descuidamos da nossa essência, que é realizar uma boa apuração dos fatos antes de noticiá-los", diz Maria Cláudia (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Cerca de 8 quilômetros separam o número 117 da rua Itatiaia, no bairro Bonfim, do número 2.212 da avenida Barão Homem de Melo, no Estoril. A distância entre esses dois pontos localizados em Belo Horizonte é pequena, e a rádio Itatiaia percorreu esse trajeto recentemente, se mudando do primeiro para o segundo endereço. Mas, para a emissora mineira, a saída de um local para o outro representou muito mais do que unidades de medida de espaço nos permitem imaginar: foi o terceiro grande marco de uma profunda revolução pela qual a Itatiaia está passando. O primeiro foi a compra da rádio pelo empresário Rubens Menin, em maio de 2021; e o segundo, o processo de digitalização iniciado logo após a aquisição.

Deixar a icônica sede na região noroeste da cidade, onde esteve por 60 de seus 70 anos de atividades, foi necessário para seguir com a missão dada por Menin ao então novo presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, e ao vice, João Vitor Xavier, quando a rádio foi comprada: "Digitalizar, digitalizar e digitalizar", relembra Diogo. Hoje, quase um ano e meio depois, pode-se dizer que o objetivo vem sendo cumprido com excelência, afinal, a Itatiaia alcançou o posto de rádio mais ouvida do Brasil em fevereiro deste ano graças ao crescimento exponencial da audiência no YouTube. Atualmente, são mais de meio milhão de inscritos no perfil da emissora na plataforma, prova de que o investimento em streaming de áudio e vídeo foi acertado.

O presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, destaca que a redação agora reúne as equipes de jornalismo, esporte e entretenimento em um mesmo espaço:
O presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, destaca que a redação agora reúne as equipes de jornalismo, esporte e entretenimento em um mesmo espaço: "Todos os ambientes foram pensados para valorizar nossos profissionais" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
A sede do Estoril foi totalmente projetada para abrigar a Itatiaia dos novos tempos. Um espaço de 2.840 metros quadrados, onde foram construídos nove estúdios que podem ser utilizados simultaneamente para os mais variados tipos de transmissão e produção de conteúdo. Além do moderno e espaçoso estúdio principal - onde são transmitidos os programas ao vivo -, há ainda um exclusivo para a gravação de podcasts, um panorâmico - onde o público poderá, da calçada, assistir às atrações, e a nova central de notícias de trânsito, também panorâmica. Todos os estúdios possuem pelo menos três opções de ambiente e são equipados com câmeras de vídeo e painéis digitais de alta resolução. Para fazer tudo isso funcionar, duas centrais técnicas: a de áudio, que já existia no prédio do Bonfim, e o novíssimo controle-mestre de vídeo, bastante similar aos que existem nas emissoras de TV.

A sede do bairro Estoril por dentro: no total, são nove estúdios totalmente novos, personalizáveis e equipados com áudio e vídeo de alta definição para os mais diversos tipos de produção e transmissão(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
A sede do bairro Estoril por dentro: no total, são nove estúdios totalmente novos, personalizáveis e equipados com áudio e vídeo de alta definição para os mais diversos tipos de produção e transmissão (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Os jornalistas também ganharam um espaço de trabalho mais moderno e confortável, onde agora as equipes dos setores de esportes, entretenimento e jornalismo estão integradas. Um camarim foi construído para que todos possam dar uma conferida no visual antes de surgir frente às câmeras. "Todos os ambientes foram pensados para valorizar nossos profissionais", ressalta Diogo Gonçalves. "Se preocupar com as pessoas é primordial na nossa gestão."

Há 21 anos trabalhando na emissora, a diretora de jornalismo da Itatiaia, Maria Cláudia Santos, destaca que a digitalização e a mudança para a nova sede trouxeram novas possibilidades, mas o foco na credibilidade continua inalterado. "Já conseguimos traçar metas de novos produtos da rádio para os próximos cinco anos, porém, mesmo com tantos recursos e ferramentas que temos agora, podendo produzir para diversas plataformas, não nos descuidamos da nossa essência, que é realizar uma boa apuração dos fatos antes de noticiá-los", diz.

(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
As coordenadoras de jornalismo Fernanda Rodrigues e Jacqueline Moura, que estão na rádio há 19 e 12 anos, respectivamente, reiteram: "A forma de apurar as notícias e levá-las com seriedade à audiência permanece a mesma. A diferença é que agora temos uma estrutura melhor para fazer esse trabalho", afirma Fernanda. "O grande desafio é trabalhar com a modernidade sem deixar de estar próximo do ouvinte, o que sempre foi uma marca da Itatiaia", diz Jacqueline.

O pensamento das três profissionais à frente do jornalismo da emissora condizem com o lema - antes estampado na portaria da antiga sede do Bonfim, e que agora está em um lugar de destaque na redação: "Nós vendemos espaço, não vendemos opinião", frase do fundador, Januário Carneiro. Inclusive, os dois primeiros ambientes de entrada da nova sede abrigam um mini-museu, com fotos de momentos importantes e objetos que marcaram a história da rádio, mostrando que tradição e modernidade são dois conceitos que caminham em harmonia na Itatiaia.

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