Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

BH se prepara para receber 5,5 milhões de foliões no Carnaval de 2024

O público esperado é 10% maior em comparação com a última edição da festa


postado em 01/02/2024 01:20 / atualizado em 05/02/2024 00:36

O bloco Volta Belchior, no ano passado: organizadores esperam arrastar 100 mil pessoas para a avenida dos Andradas, no sábado, 10 de fevereiro(foto: Alexandre Rezende/Divulgação)
O bloco Volta Belchior, no ano passado: organizadores esperam arrastar 100 mil pessoas para a avenida dos Andradas, no sábado, 10 de fevereiro (foto: Alexandre Rezende/Divulgação)
Os blocos de rua já estão com a bateria afiada; uma festança promete trazer para Belo Horizonte artistas de renome nacional, como Ivete Sangalo e Ludmilla; e os governos estadual e municipal uniram forças para o aperfeiçoamento da infraestrutura da cidade. Esse é o cenário dos preparativos para o Carnaval de BH deste ano, que deve receber 5,5 milhões de foliões, 10% a mais em relação à festa anterior, segundo dados da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

> Leia mais: Confira a programação completa dos Blocos de Rua do Carnaval de BH 2024

Diante dos dados que evidenciam um crescimento da folia, a expectativa é que sejam superados problemas recorrentes, como a má qualidade da sonorização dos blocos e a falta de banheiros químicos, reclamações frequentes dos foliões. Uma das soluções encontradas para resolver essas dificuldades foi a realização de uma parceria inédita entre Estado e prefeitura, em que ambas as instâncias se comprometeram com a execução de ações conjuntas para garantia de uma festa mais confortável, com investimentos da esfera estadual de 8,5 milhões de reais. A medida foi anunciada no Palácio da Liberdade em coletiva de imprensa no dia 14 de dezembro.

O Unidos do Samba Queixinho irá homenagear a gastronomia mineira: o bloco está fazendo 15 anos e a ideia é transformar a praça da Liberdade em um
O Unidos do Samba Queixinho irá homenagear a gastronomia mineira: o bloco está fazendo 15 anos e a ideia é transformar a praça da Liberdade em um "grande baile de debutantes" (foto: Warley Delgado/Divulgação)
Uma das principais novidades desse acordo será a instalação de caixas de som ao longo de duas vias importantes da cidade, que reproduzirão a música dos blocos. A princípio, essas estruturas estarão instaladas nas avenidas dos Andradas e Amazonas, mas a ideia é que, a cada ano, novas vias sejam contempladas. Nos dias 13 e 14 de janeiro, inclusive, será realizado um ensaio geral na avenida dos Andradas, na altura do número 4.000, com a participação de 16 blocos para o teste da nova sonorização.

A prefeitura também oferecerá aos blocos de rua um auxílio na casa de 1,6 milhão de reais para melhoria na estrutura dos ensaios, da qualidade do som e da segurança. Além disso, o Carnaval de BH também contará com dois patrocínios, obtidos por meio de edital. Ao todo, serão investidos 1,5 milhão de reais, sendo R$ 1 milhão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), do Serviço Social do Comércio (SESC/ARMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/Minas), que apresentaram proposta em conjunto e participarão como apoiadores da festa. Já os 500 mil reais restantes ficarão a cargo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que atuará como colaboradora.

Aline Calixto, no ano passado: estimativa de reunir 450 mil foliões no sábado, dia 10(foto: Andreza Sena/Divulgação)
Aline Calixto, no ano passado: estimativa de reunir 450 mil foliões no sábado, dia 10 (foto: Andreza Sena/Divulgação)
A arrecadação do montante foi possível após a PBH publicar o terceiro edital, em dezembro, que incluiu, além de empresas públicas e privadas, associações, entidades corporativas e fundações. Segundo nota da prefeitura, "algumas contrapartidas oferecidas foram alteradas e também foi aberta a possibilidade de participação de entidades e instituições. O objetivo é ter a iniciativa privada apoiando e incentivando a festa do próximo ano."

Mal termina um Carnaval, já começa outro. Pelo menos essa é a realidade de grande parte dos blocos de Belo Horizonte, que têm se preparado há meses para a próxima edição da folia. Desde março, os blocos Volta Belchior e Unidos do Samba Queixinho têm colocado "a bateria na avenida", em ensaios abertos e fechados. "Queremos estar muito bem organizados neste ano. Além da música, vamos fazer coreografias. Será um grande espetáculo", afirma Kerison Lopes, fundador do Volta Belchior, que realiza ensaios semanalmente. O bloco será um dos contemplados com a nova sonorização e espera arrastar cerca de 100 mil foliões pela avenida dos Andradas, no sábado, dia 10 de fevereiro.

A cantora baiana Ivete Sangalo é uma das atrações do Carnaval dos Sonhos: junção de duas grandes festas, o Carnaval do Mirante e o We Love, evento tomará o Mirante Beagá, no Olhos D'Água entre os dias 9 e 13 de fevereiro(foto: Rafa Mattei/Divulgação)
A cantora baiana Ivete Sangalo é uma das atrações do Carnaval dos Sonhos: junção de duas grandes festas, o Carnaval do Mirante e o We Love, evento tomará o Mirante Beagá, no Olhos D'Água entre os dias 9 e 13 de fevereiro (foto: Rafa Mattei/Divulgação)
Gustavo Caetano, líder do Unidos do Samba Queixinho, também diz que a preparação para o desfile começou no terceiro mês de 2023. "Quinze dias depois do Carnaval, já estávamos ensaiando. Nos reunimos para tocar todas as terças, e a bateria já está pronta", afirma. Neste ano, o bloco, que desfila no domingo, dia 11 de fevereiro, na praça da Liberdade, homenageará a gastronomia mineira. "Nós temos uma culinária tão ampla, uma comida tão acolhedora, que merece ser lembrada", diz. O repertório será focado nas raízes de Minas, segundo ele mesmo conta: "Isso significa que teremos samba e outros diferentes ritmos brasileiros, será um grande espetáculo. O bloco está fazendo 15 anos, e faremos um grande baile de debutantes na praça da Liberdade".

Outra que promete arrastar uma multidão é cantora Aline Calixto, que irá homenagear os anos 1980 com o tema "Carnaval Super Fantástico". A concentração está marcada para a avenida Getúlio Vargas, em frente a sorveteria São Domingos, a partir das 14h de sábado, dia 10. No repertório, canções de Titãs, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Michael Jackson e Madonna, além de sucessos infantis como Lua de Cristal, da Xuxa. Os figurinos foram criados pelo estilista Victor Dzenk, com alusão a ícones da década, em especial ao filme Flashdance.

A previsão da prefeitura é que 581 cortejos saiam para as ruas e avenidas entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro de 2024. O número representa aumento de 15% nos desfiles em comparação a 2023, mas esse cálculo pode variar, em função da possível desistência de alguns blocos próximo da data do evento.

O DJ Pedro Sampaio se apresenta no mesmo dia de Ludmilla e Gustavo Mioto, no Carnaval dos Sonhos: foliões vão para os blocos durante o dia e podem acabar a curtição nas festas fechadas(foto: BS Fotografias/Divulgação)
O DJ Pedro Sampaio se apresenta no mesmo dia de Ludmilla e Gustavo Mioto, no Carnaval dos Sonhos: foliões vão para os blocos durante o dia e podem acabar a curtição nas festas fechadas (foto: BS Fotografias/Divulgação)
Além dos tradicionais blocos de rua, durante os dias de folia serão realizados shows com artistas de conhecidos nacionalmente. O Carnaval dos Sonhos é a junção de duas grandes festas, o Carnaval do Mirante e o We Love, e acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro, no Mirante Beagá, localizado no bairro Olhos D'Água. Dentre as atrações mais esperadas, estão Ivete Sangalo, Ludmilla, Jorge & Mateus e Wesley Safadão. O evento será aberto no dia 4, com show de Ana Castela. "Unir as forças é melhor, porque assim todos saem ganhando. A nossa ideia é ter um Carnaval maior em qualidade, conforto e estrutura para o folião", afirma Tim Soier, da Tim Soier Promoções, um dos organizadores do evento. "O Carnaval de Belo Horizonte virou um sonho, como o nome do nosso evento. A cada ano que passa, os turistas que vêm para cá encontram mais diversão e segurança. Quem já veio, quer voltar, e quem ainda não participou, quer conhecer", ponderou.

Outro organizador do evento, Carlos Magno, da Box. Bold Xperiences, explicou que a ideia é que os shows funcionem em formato intimista, como um complemento à folia de rua. "O Carnaval de rua é a base de tudo. A ideia é as pessoas irem para os blocos pela manhã e, no fim da tarde e início da noite, sigam para os shows", diz. Os portões da festa serão abertos a partir de 16h, com exceção da sexta do Carnaval, quando a festa começa às 19h, com os shows do Baile do Denis e de L7nnon. No sábado, dia 10 de fevereiro, é a vez de Ludmilla, Gustavo Mioto e Pedro Sampaio subirem ao palco. Jorge & Mateus e Saulo se apresentam no dia seguinte, no domingo (11), e Wesley Safadão, Kvsh e Sorriso Maroto fazem show na segunda-feira (12). Encerram a programação, na terça-feira de Carnaval, os cantores Ivete Sangalo e Tuca Fernandes. Os ingressos custam a partir de 180 (meia-entrada). A cidade também contará com outras festas durante o Carnaval, como a Carnaland, que terá show de Samuel Rosa e Buchecha, e que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de fevereiro, também no Olhos D'Água.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade