Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros de 2023 - Alex Veiga

O CEO do grupo Patrimar comemorou os 60 anos da empresa com recorde de vendas e lançamentos, além de uma série de eventos espalhados pela cidade


postado em 15/02/2024 19:06 / atualizado em 15/02/2024 19:06

O CEO da Patrimar, Alex Veiga, fala sobre os eventos de 60 anos da empresa, que contaram com feiras de gastronomia, corrida e apresentação da Filarmônica de Minas Gerais na Praça do Papa:
O CEO da Patrimar, Alex Veiga, fala sobre os eventos de 60 anos da empresa, que contaram com feiras de gastronomia, corrida e apresentação da Filarmônica de Minas Gerais na Praça do Papa: "Conseguimos, de forma gentil e carinhosa com BH, envolver o maior número de pessoas em nossa comemoração" (foto: Uarlen Valério/Encontro)
Em 2023, os belo-horizontinos se depararam com frequência ainda maior com o nome da construtora Patrimar pela cidade. Não apenas nos tapumes espalhados por diversos bairros da capital e na região metropolitana de BH, mas em eventos como feiras de gastronomia, corrida e até uma apresentação de música instrumental para mais de 6 mil espectadores na Praça do Papa. Para comemorar os 60 anos da empresa, a ideia foi ocupar as ruas da capital mineira. "Conseguimos, de forma gentil e carinhosa com BH, envolver o maior número de pessoas em nossa comemoração", diz o CEO Alex Veiga. "Entre todas as ações que fizemos, a que mais marcou foi mesmo a Filarmônica de Minas Gerais na praça, até porque nos remeteu às nossas origens, já que doutor Murilo era um apaixonado por música clássica", afirma o empresário, em referência a Murilo Martins, seu sogro e fundador da M Martins Engenharia e Comércio, que na década de 1960 dedicava-se a obras de engenharia civil, tanto nas áreas rodoferroviária quanto na construção de estruturas de concreto armado, e anos depois se transformaria na Patrimar. Murilo morreu há cinco anos e é sempre lembrado com carinho e admiração por Alex.

Perfil:

  • Alex Veiga, 65 anos
  • Casado, duas filhas, quatro netos
  • Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia Kennedy e em administração de empresas pela PUC Minas
  • CEO do grupo Patrimar

Não foi apenas a intensa participação dos belo-horizontinos nos eventos organizados pela Patrimar que fizeram de 2023 o "melhor ano da história da empresa", como Alex gosta de salientar. O grupo – que tem presença nos segmentos de alta renda, com a marca Patrimar Engenharia; e econômico e de média renda, com a Novolar – faturou quase 1,3 bilhão de reais. Um recorde. Para se ter ideia do crescimento da companhia, o faturamento em 2020 foi de pouco mais de 465 milhões de reais. Um salto de 180% em três anos. Nos doze meses do ano passado foram lançados mais de 1,5 bilhão de reais. "Esses números mostram que estamos no caminho certo, porque foi o que planejamos quatro anos atrás", afirma Alex.

A guinada da companhia começou em 2017, quando a Fundação Dom Cabral foi chamada para ajudar na estruturação do modelo de gestão. No ano seguinte, a Patrimar lançou, em parceria com a construtora Somattos, um empreendimento que a reposicionou no segmento de altíssima renda: o La Réserve, localizado em um dos pontos mais altos do Vila da Serra. Na sequência, Alex levou sua expertise para o Rio de Janeiro e lançou na região da Barra da Tijuca, às margens do campo de golfe olímpico, dois empreendimentos, com 568 unidades. O complexo é hoje a maior obra em construção no estado, que corresponde atualmente a 60% dos negócios da Patrimar. A Cidade Maravilhosa sorri para Alex. Em dezembro, ele recebeu, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o título de Cidadão Honorário Carioca e a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal honraria concedida pelos vereadores da capital fluminense. E há previsão de novidades à beira mar, já que Alex fechou mais um terreno colado ao campo de golfe para lançar um empreendimento que promete marcar não só o mercado local, mas nacional. "Vou realizar um sonho", diz Alex. Em 2024, o grupo Patrimar pretende intensificar também sua presença no interior de São Paulo, nas cidades de Campinas, Jundiaí, São José dos Campos e Piracicaba, por meio da Novolar.

Em BH, as boas novas não param. Em novembro, foi lançado no Luxemburgo o Montano Antilia, uma torre com 78 unidades de três e quatro dormitórios e salas comerciais no térreo, em um terreno de quase 5 mil metros quadrados, onde tempos atrás funcionou, entre outros empreendimentos, a padaria Big Pão. No Vila da Serra, irá surgir o que vem sendo chamado de La Réserve 2, um conjunto de cinco torres em uma rua exclusiva, nos moldes de um condomínio fechado. Como um regente que comanda 3 mil funcionários afinados, Alex Veiga tem tudo para repetir, em 2024, 2025, 2026…, a frase que marcou o 60º aniversário da Patrimar: "o melhor ano da história da empresa".

Conheça os outros Mineiros de 2023:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade