Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros de 2023 - Lizete Ribeiro

Dona de uma personalidade forte e determinada, ela assume a presidência do Grupo Tauá após 20 anos como diretora comercial e de marketing


postado em 15/02/2024 19:06 / atualizado em 15/02/2024 19:07

A presidência do Grupo Tauá de Hotéis agora conta com uma marcante figura feminina:
A presidência do Grupo Tauá de Hotéis agora conta com uma marcante figura feminina: "Sou otimista por natureza, mas quero estar preparada para eventuais crises. Sem dúvida, serão anos espetaculares para o Tauá", diz a nova CEO, Lizete Ribeiro (foto: Paulo Márcio/Encontro)
O Grupo Tauá de Hotéis, um dos principais players de hotelaria e lazer do país, inicia o ano anunciando grandes mudanças. A presidência da companhia, antes ocupada por Daniel Chequer Ribeiro, agora conta com uma forte figura feminina que promete quadruplicar o tamanho da empresa nos próximos 5 anos. Dona de um sorriso franco e de uma personalidade forte e determinada, Lizete Ribeiro, 45 anos, ocupou, por 20 anos consecutivos, o cargo de diretora-comercial e de marketing da rede. Com a ida do irmão para a presidência do Conselho de Administração, ela se compromete a dar sequência ao legado da família e anuncia a realização de muitas obras para ampliar o grupo e entregar um serviço ainda mais diferenciado. "O Daniel foi um CEO incrível e, mesmo enfrentando as dificuldades do pós pandemia, fez a empresa crescer exponencialmente. Assumo a presidência em um momento muito positivo", diz ela.

Perfil:

  • Lizete Ribeiro, 45 anos
  • Casada, um casal de filhos e uma enteada
  • Formada em administração de empresas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA na Fundação Dom Cabral
  • CEO do Grupo Tauá de Hotéis

Fundada em 1986 por seus pais, João Pinto Ribeiro e Lizete Chequer, a rede hoteleira iniciada em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, conta com três resorts e dois hotéis distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, totalizando mais de 1,7 mil apartamentos e 1,8 mil colaboradores, com um faturamento estimado de 550 milhões de reais em 2023. O processo de sucessão, revela Lizete, foi feito de forma bem pensada e planejada. "É claro que, com a mudança, minha responsabilidade aumenta. Saio um pouco do  operacional para focar na parte estratégica." Para dar conta do recado, a executiva aposta na competência da equipe e no apoio da família. Um reforço de peso foi a contratação de Frederico Gondim, executivo que ocupava uma das vice-presidências da consultoria Falconi, e que assumiu como Chief Financial Officer (CFO) da rede de hotéis. "Temos um corpo de diretores fantástico na empresa e, em casa, o suporte do meu marido junto a nossos filhos me deixa tranquila para me dedicar ao trabalho."

A nova fase também viabiliza a aposentadoria de seus pais. "Eles foram responsáveis pela construção da empresa, com o meu pai sempre visionário e minha mãe muito administradora do negócio. Agora podem fazer o que mais gostam: viajar pelo mundo." A rotina da executiva começa cedo. Às 5h30 da manhã já está de pé para conseguir associar ao seu dia  atividades como leitura, meditação e atividade física. Habituada ao vaivém dos aeroportos, viaja toda semana para acompanhar de perto o andamento dos hotéis. O que para muitos pode parecer extenuante, para Lizete está longe de ser um sacrifício. Acostumada à cultura do trabalho, recorda que desde 1996 atua no Tauá. "Naquela época, trabalhar era mais importante do que estudar. Aos 8 anos de idade eu já ajudava no Supletivo Visão, também da família, sentindo o cheiro de álcool do mimeógrafo e escrevendo remetentes de cartas a mão."

Ela também exerceu as funções de atendente de telefone e recepcionista nas empresas do pai. "Em 1996, comecei no Tauá já como gente grande", brinca. Foi nessa época que cursou administração na UFMG e, posteriormente, MBA na Fundação Dom Cabral (FDC). "Eu me lembro que não fazíamos dívidas, mas gastávamos tudo para construir. Então, era uma corrida constante." O aprendizado no MBA mudou essa realidade, trazendo novas perspectivas de mercado. Junto a isso, as vivências fora do país para explorar as inovações no ramo da hotelaria ampliaram seus horizontes. "Hoje, temos uma empresa saudável, com dívidas subsidiadas a longo prazo para potencializar o crescimento do grupo." De olho nas oportunidades, Lizete revela, ainda, que nos próximos cinco anos a rede deve investir 800 milhões de reais na expansão e retroflit dos resorts e hotéis já em operação, além da construção do primeiro empreendimento do grupo no Nordeste, em João Pessoa (PB). A previsão é que o resort de praia seja inaugurado em dezembro de 2025. "Sou otimista por natureza, mas quero estar preparada para eventuais crises. Sem dúvida, serão anos espectaculares para o Tauá."

Conheça os outros Mineiros de 2023:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade