Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Mulheres podem evitar problemas ginecológicos no dia a dia

Algumas dicas ajudam contra infecções, corrimento e coceira


postado em 19/11/2018 08:46 / atualizado em 19/11/2018 09:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Existem inúmeras doenças que podem afetar a região íntima da mulher, e muitas delas não estão relacionadas à atividade sexual. De qualquer forma, a visita periódica ao ginecologista contribui para evitar problemas mais graves. No entanto, algumas situações cotidianas requerem atenção do público feminino para evitar condições ginecológicas como corrimento, irritação e coceira.

"Muitas mulheres têm vergonha de falar sobre assuntos relacionados a saúde intima e tendem a ignorar ou subestimar sinais que podem ser sintomas de alguns problemas de saúde. No caso das coceiras, por exemplo, o desconforto pode indicar desde uma alergia até uma doença sexualmente transmissível [DST]", comenta o ginecologista Renato de Oliveira, da clínica Criogênesis.

Para evitar desconfortos e doenças, alguns hábitos devem ser incluídos na rotina diária das mulheres. Abaixo, o especialista cita alguns deles:

Na hora do banho
Não lave dentro da região, apenas na parte externa com movimentos delicados. Use sabonetes próprios visando ao equilíbrio da flora natural. "O ideal é escolher produtos com ingredientes naturais ou neutros, hipoalergênicos que proporcionam detergência suave e pH ácido variando entre 4,2 a 5,6", diz o médico.

Ao usar o banheiro
O jeito correto de usar o papel higiênico é de "frente para trás", pois evita a transferência de fezes para a vagina e a saída do canal da urina, o que pode desencadear infecções, orienta Renato. As duchas vaginais também não devem ser utilizadas, pois alteram o pH normal da região íntima.

Ao lavar as calcinhas
Produtos como amaciantes e sabão em pó possuem uma substância denominada propilenoglicol que é extremamente irritante tanto da vulva, quanto da vagina, podendo gerar um desequilíbrio da flora vaginal, que é composta predominantemente por lactobacilos, alerta o especialista. "O ideal é lavar as peças íntimas com sabão neutro ou de coco", completa.

Na praia ou piscina
O uso excessivo de roupas de banho molhadas por muito tempo pode desenvolver proliferação dos fungos, desencadeando coceira na região íntima, corrimento de cor esbranquiçada e ardor ao urinar. "Portanto, seque bem a região e, se possível, troque de biquíni ao longo do dia", orienta Renato de Oliveira.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade