Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Descoberta múmia de sacerdote de Amon no Egito

A tumba está localizada em Luxor


postado em 26/11/2018 14:50 / atualizado em 26/11/2018 15:00

Arqueólogos descobriram a tumba de um sacerdote do deus Amon na necrópole de Luxor, no Egito(foto: Youm7.com/Reprodução)
Arqueólogos descobriram a tumba de um sacerdote do deus Amon na necrópole de Luxor, no Egito (foto: Youm7.com/Reprodução)

Autoridades egípcias anunciaram no último sábado, dia 24 de novembro, a descoberta de uma tumba na cidade de Luxor, necrópole que fica no sul do Egito. Segundo o ministro de Antiguidades Khaled al-Anani, a estimativa é que seja datada da 19ª dinastia, fundada em 1293 a.C., quando o faraó Ramsés I assumiu o trono. A informação foi divulgada pelo jornal egípcio Youm7.

O túmulo foi associado ao nome Thau Rakhtef, que, provavelmente, era um servo do templo do deus Amon, um dos principais do Antigo Egito e que era associado ao Sol.

Após mais de cinco meses de trabalhos, os arqueólogos franceses encontraram no sarcófago a múmia do sacerdote e outros mil objetos, incluindo máscaras, estátuas, ornamentos e inscrições nas paredes. Também foram encontrados outros restos mortais, possivelmente de membros da família do religioso, conforme informação dada pelo Ministério das Antiguidades ao jornal Youm7.

Algumas das múmias foram datadas da 25ª dinastia do Antigo Egito, que começou em 770 a.C. com a chegada ao trono do rei núbio Kashta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade