Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Netflix está sendo processada por usar imagem de 'demônio'

Estátua da série Mundo Sombrio de Sabrina é o motivo da discórdia


postado em 14/11/2018 12:49 / atualizado em 14/11/2018 13:38

A estátua de Baphomet usada na série Mundo Sombrio de Sabrina, da Netflix, está sendo considerada plágio pelo Templo Satânico dos EUA(foto: Netflix/Reprodução)
A estátua de Baphomet usada na série Mundo Sombrio de Sabrina, da Netflix, está sendo considerada plágio pelo Templo Satânico dos EUA (foto: Netflix/Reprodução)

Nem bem estreou a série O Mundo Somrbio de Sabrina no serviço de streaming Netflix e já está causando polêmica. Isso porque o Templo Satânico, que fica na cidade de Salem, em Massachusetts, Estados Unidos, está processando a Netflix e a empresa cinematográfica Warner Bros (que pertence à AT&T) pela utilização não autorizada de uma estátua da divindade pagã (demônio) Baphomet – que tem cabeça de cabra e corpo de homem – na nova série. As informações foram divulgadas pela agência alemã de notícias Reuters.

Os satanistas estão pedindo US$ 50 milhões (cerca de R$ 190 milhões) no processo aberto no Tribunal Distrital de Nova Iorque. A acusação é de violação de copyright, de marca registrada e por "lesão" à reputação do templo.

Procurada pela Reuters, a Warner Bros, por meio de seu porta-voz Paul McGuire, se restringiu a dizer que não fala sobre processos em andamento.

Segundo a denúncia, a Netflix, que distribui O Mundo Misterioso de Sabrina, e a Warner Bros, que produz a série, teriam desvirtuado a função da estátua Baphomet com Crianças, que fica na sede do Templo Satânico em Salem, e que não é associada ao mal, segundo o autor da obra. Além disso, a imagem teria aparecido pelo menos em quatro dos primeiros 10 episódios da nova série, que foi lançada no dia 26 de outubro. Conforme os satanistas, a estátua foi considerada até um "elemento chave" do final da temporada.
A imagem de Baphomet no Templo Satânico em Salem é bem parecida com a da Netflix(foto: Thesatanictemple.com/Reprodução)
A imagem de Baphomet no Templo Satânico em Salem é bem parecida com a da Netflix (foto: Thesatanictemple.com/Reprodução)

"Os elementos únicos que compõem a ideia de Baphomet expressa pelo Templo Satânico e, particularmente, o uso de um torso masculino em vez de seios femininos grandes e voluptuosos, bem como a presença de um menino e de uma menina pequena olhando para a cabeça de Bode Sabático da estátua foram inquestionavelmente copiados pelos réus", diz trecho do processo citado pela agência de notícias.

Os autores da ação também pedem a exclusão ou a remoção digital da estátua dos episódios de Mundo Sombrio de Sabrina, que é baseado na série de quadrinhos com o mesmo nome e publicado pela Archie Comics.

O personagem principal da série da Netflix é uma "meia-bruxa", representada por uma adolescente interpretada pela atriz Kiernan Shipka (O Jardim dos Esquecidos e Mad Men).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade