Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Cavalos são encontrados petrificados em Pompeia

Animais foram vítimas da erupção do vulcão Vesúvio


postado em 22/02/2019 08:28 / atualizado em 22/02/2019 08:31

De acordo com os arqueólogos, os cavalos estavam num estábulo quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção e arrasou a cidade de Pompeia no ano 79(foto: Cesare Abbate/ANSA/Divulgação)
De acordo com os arqueólogos, os cavalos estavam num estábulo quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção e arrasou a cidade de Pompeia no ano 79 (foto: Cesare Abbate/ANSA/Divulgação)

Arqueólogos italianos encontraram restos petrificados de cavalos e selas ao escavarem uma área que funcionou como estábulo de uma antiga vivenda nos subúrbios de Pompeia, na Itália. O local foi soterrado após a famosa erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 da Era Cristã. A informação foi divulgado pela agência italiana de notícias Ansa.

Segundo Massimo Osanna, chefe do parque arqueológico de Pompeia, em entrevista à Ansa, a moradia pertenceu a um oficial militar de alta patente, provavelmente um general, durante o período do Império Romano.

Os restos dos acessórios de montaria encontrados indicam que se tratava de um tipo de sela utilizado por militares, e os ornamentos eram típicos de desfiles. Um dos animais carregava adereços luxuosos de bronze.

Os cavalos, que os arqueólogos acreditam ser de raça pura, provavelmente estavam prontos para deixar o local quando foram surpreendidos pelas cinzas e pelo fluxo piroclástico da erupção vulcânica.

(foto: Cesare Abbate/ANSA/Divulgação)
(foto: Cesare Abbate/ANSA/Divulgação)

Os animais estavam presos no estábulo e, por isso, não conseguiram fugir. Segundo Osanna, as próprias cinzas vulcânicas ou névoas efervescentes originadas pelo Vesúvio mataram os cavalos.

A vivenda onde eles foram encontrados possuía vista para o golfo de Nápoles e a ilha de Capri. A área chegou a ser escavada no início do século XX, mas foi soterrada novamente em seguida.

(com Deutsche Welle)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade