Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Google entra para o livro dos recordes devido ao Pi

Gigante da tecnologia conseguiu descobrir mais de 30 trilhões de dígitos


postado em 14/03/2019 13:30 / atualizado em 14/03/2019 13:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Aproveitando a celebração do Dia do Pi, nesta quarta, dia 14 de março, que, seguindo o padrão britânico, é representado como 3/14, o Google comemora a quebra de um recorde mundial. Uma equipe da gigante americana da tecnologia, liderada por Emma Haruka Iwao, usou o poder da computação nas nuvens (cloud computing) para descobrir 31.415.926.535.897 dígitos da famosa equação matemática que começou a calculada com o Arquimedes, no século II a.C. A informação foi divulgada pelo portal americano Engadget.

Para entrar no livro dos recordes Guinness World Records, o Google superou a contagem anterior em nove trilhões de dígitos – bem além dos 3,14 que a grande maioria das pessoas conhece. Para realizar essa tarefa, Iwao precisou executar um programa chamado y-cruncher em 25 máquinas virtuais do Google Cloud durante 121 dias.

Segundo a empresa, em vídeo compartilhado no YouTube, o problema de computar um número tão grande é que o tempo e os recursos necessários para a tarefa aumentam de forma mais rápida que o próprio Pi. Na gravação compartilhada na última quarta (13), Emma Iwao revela que o maior desafio do projeto era a necessidade de "um armazenamento e uma memória imensos para o cálculo". Foram necessários 170 terabytes – equivalente a todo o conteúdo buscável da internet em 2002 – para se chegar aos trilhões de dígitos. Além disso, vale lembrar que mais tempo um supercomputador demora no trabalho dse cálculo, maiores são os riscos de ocorrerem falhas no hardware, que poderiam afetar gravemente o processo.

Por isso o uso da computação nas nuvens impediu que esses problemas surgissem e possibilitou o acesso aos 170 terabytes de daos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade