Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Quem disse que o temor dos mares é o grande tubarão branco?

Cientistas descobrem que as orcas colocam medo nesse temido predador


postado em 17/04/2019 12:39 / atualizado em 17/04/2019 12:44

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O grande tubarão branco é considerado um "temor dos mares", certo? Não segundo um estudo publicado na última terça, dia 16 de abril, na revista científica Scientific Reports. Cientistas descobriram que os tubarões brancos gigantes que normalmente estão no topo da cadeia alimentar fogem quando as baleias orcas (conhecidas como assassinas) entram no território deles. A informação foi divulgada pela revista americana Newsweek.

A curiosa descoberta se deu quando os investigadores estavam estudando uma população de tubarões no Santuário Marinho Nacional de Greater Farallones, perto de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, quando perceberam que os animais desapareciam durante uma temporada inteira quando baleias orcas apareciam no local.

"Alguns tubarões brancos têm mais de 5,5 m de comprimento, e geralmente dominam a área", comenta o pesquisador Scot Anderson, do Aquário de Monterey Bay, citado pela revista. "Registramos eventos predatórios causados por tubarões brancos no sudeste do arquipélago de Farallones a cada temporada. Quando as orcas aparecem, não vemos um único tubarão e não há mais presas mortas", completa o cientista.
Para chegar ao resultado do estudo, os pesquisadores rastrearam encontros entre grandes tubarões brancos e orcas. Foram avaliados dados de 165 tubarões rastreados de 2006 a 2013, além de uma pesquisa de 27 anos com registros de focas e orcas na região.

Como mostra a Newsweek, grandes tubarões brancos se reúnem em Farallones todos os anos entre setembro e dezembro para caçar jovens elefantes marinhos. Normalmente, eles passam cerca de um mês na ilha Southeast Farallones, local em que as duas espécies se "encontram". As orcas também atacam os elefantes marinhos, mas sua presença é transitória e só aparecem ocasionalmente na ilha, de acordo com o estudo.

Nos casos em que os dois predadores se encontravam, os tubarões fugiam em poucos minutos. "Quando confrontados pelas orcas, os tubarões brancos desocupavam imediatamente o local de caça e não retornavam por até um ano, mesmo que as orcas estivessem apenas 'passando'", afirma o pesquisador Salvador Jorgensen, do Aquário Monterey Bay, co-autor do estudo, também citado pela revista americana.

De acordo com os cientistas, não está claro se as orcas que aparecem em São Francisco teriam como alvo os tubarões. Uma probabilidade é que as baleias assassinas usem intimidação para afastar os concorrentes e comer os elefantes marinhos. Durante o estudo, foi registrado apenas um caso confirmado de orcas que predaram diretamente um grande tubarão branco na ilha Southeast Farallones.

"O consumo ocasional do fígado altamente calórico dos tubarões brancos pode conferir benefícios energéticos complementares à baleia assassina", diz trecho do estudo citado pela Newsweek.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade