Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2019 | Alexandre Lodi

Em agosto, o empresário adquiriu a sexagenária Caparaó e anunciou um pacotaço de investimentos. Para 2020, pretende lançar dez empreendimentos e triplicar o faturamento da companhia


postado em 15/01/2020 16:38 / atualizado em 21/01/2020 14:06

Alexandre Lodi:
Alexandre Lodi: "A área imobiliária é realmente fascinante. Adquirir bons terrenos e transformá-los em ótimas oportunidades de negócios sempre me atraiu" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Um novo nome destacou-se em 2019 no mercado mineiro da construção civil. O empresário Alexandre Lodi adquiriu em agosto a construtora Caparaó, uma das mais tradicionais de engenharia do estado. Com perfil discreto e reservado, Alexandre já atuava há 18 anos como investidor e incorporador de imóveis com sua empresa, a Lodi Imóveis. A construção civil é sua grande paixão e ele assumiu a todo vapor a presidência da companhia sexagenária. Em 2020, planeja fazer dez lançamentos, o que deve triplicar o faturamento da empresa. Para colocar seu plano em prática, aportou em torno de 30 milhões na compra de novos terrenos. "A área imobiliária é realmente fascinante. Adquirir bons terrenos e transformá-los em ótimas oportunidades de negócios sempre me atraiu, por isso me especializei nessa atuação", diz.

> Leia mais: Saiba quem foram os mineiros que se destacaram em 2019, eleitos pela revista Encontro

Perfil:

Alexandre Lodi, 45 anos

  • Nasceu em Belo Horizonte

  • Solteiro

A Caparaó completou 62 anos em setembro e é considerada referência no mercado imobiliário nacional por suas construções de alto luxo, com design diferenciado e inovador. "Foi por essas razões que não tive dúvidas na hora de fechar o negócio. Basta passear por Belo Horizonte e observar que os prédios da construtora são detalhadamente bem construídos", afirma Alexandre. O respeito pela marca foi consolidado depois de aproximar-se mais do Dr. Ney Bruzzi, fundador da empresa. "Houve muita sinergia dos meus valores com os do grupo. Isso só contribuiu com o processo de sucessão", diz.

Alexandre se diz satisfeito com os novos terrenos adquiridos. "Vamos voltar a fazer grandes lançamentos nas melhores localizações da cidade", promete. Outra conquista marcou o ano de 2019 na Caparaó. A empresa ganhou o Prêmio Master Imobiliário, maior no segmento nacional, na categoria empreendimento comercial, com o Concórdia Corporate, no Vale do Sereno. É a mais alta torre em estrutura metálica no país. As expectativas para o mercado da construção civil são promissoras, segundo o executivo. "Muitos projetos estão em aberto para serem aprovados antes do novo Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte entrar em vigor. Isso vai alavancar novas construções", diz. Ele se mostra confiante também no fato de os juros para financiamento estarem mais baixos e da taxa de crédito imobiliário se aproximar do menor patamar da história, o que tem potencial para aquecer as vendas.

Trabalho e lazer costumam se misturar no dia a dia do executivo. "Visitar empreendimentos, feiras de arquitetura e participar da criação de projetos imobiliários é, para mim, momento inspirador de lazer", afirma Alexandre, que também é apreciador de gastronomia e bons vinhos. O maior atrativo desse setor, diz, é a capacidade constante de inovação. E como é um mercado cíclico (sempre terá pessoas comprando e vendendo), exige que as técnicas construtivas sejam aprimoradas. "Isso é muito motivador", diz. O executivo tenta sempre incluir visitas a empreendimentos e novas estruturas em suas viagens mundo afora, em busca de novidades mais sustentáveis e tecnológicas. "Se você parte do que já deu certo e aprimora, ganha muitos anos pela frente", afirma.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade